Onde
existem duas ou mais pessoas reunidas, ele estará lá: o conflito. E não
importa o ambiente. Seja familiar, empresarial, social, religioso,
enfim, o conflito é inevitável. Isso por um simples motivo: as pessoas
possuem valores diferentes, logo, o que é importante para um, não é para
outro. O que me incomoda, não incomoda o outro. E, nesse contexto, as
desavenças ocorrem a todo o instante, pois eu, assim como você, quero
preservar os meus valores, aquilo que eu não abro mão.
Mas, é importante compreender que o problema não está no conflito
e, sim, na consequência gerada por ele. Eu posso discutir com você,
debater ideias e sairmos juntos para almoçar. O debate de ideias é
saudável. No entanto, a maioria das pessoas, quando questionadas,
contrariadas, tem a sua vaidade ferida e tende a atacar para se
defender.
Alguns relutam a reconhecer que a ideia do outro é melhor, pois não
querem perder a razão. Outros, por receio de perder uma posição ou
promoção, criam atritos para diminuir a reputação do colega e fazê-lo
menos merecedor do que ele.
E, pouco a pouco, vamos criando inimigos. Se bem que essa palavra é
muito forte, prefiro chamar de adversários. Um inimigo quer o seu mal, o
adversário quer o seu lugar, mas não deseja prejudicar você. Porém, se
você realmente acredita que tem alguém na sua empresa que deseja o seu
mal, então possivelmente você tem um inimigo.
Independentemente se você tem um inimigo ou um adversário na
empresa, permita-me lhe trazer algumas dicas para lidar com esse
incômodo:
1. Saiba que ter adversários é normal. Se você não tem adversários é
por que não está fazendo o seu trabalho direito. Quando as pessoas se
incomodam conosco, é sinal de que estamos nos destacando. Mas, entenda o
que estou querendo dizer. Estou falando de resultados, de entrega, de
comprometimento e não de destaque por comportamentos inadequados, ou
seja, bajular o chefe, vestir roupas extravagantes, extrapolar nas
brincadeiras, etc. Se você é bom, vai se destacar e, quando isso
acontecer, terá adversários.
2. Fortaleça a sua reputação. A reputação é o seu maior
patrimônio.Contribua com as pessoas, preserve a sua imagem, não entre em
fofocas e, principalmente, faça o seu trabalho de forma extraordinária.
Amplie a percepção de valor que as pessoas enxergam em você.
3. Entregue resultados. Eles te protegem, pois comprovam a sua
competência. Se você é um grande vendedor, vai ter muitos adversários,
mas jamais conseguirão fazer nada contra você. Quem tem resultado, tem
credibilidade.
4. Seja firme e verdadeiro: Não se importe se o adversário é
desonesto, falso, dissimulado. Se você agir igual, dará armas para que
ele use contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e
esclareça imediatamente. Se ele mente, fale sempre a verdade. As pessoas
sempre ficam perto de quem fala a verdade. Se ele não parar, chame-o
para uma reunião, com o seu superior, e apresente o que está acontecendo
com muita calma e serenidade.
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Autor: Alexandre Prates
Fonte: www.carreirafashion.com.br
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