quinta-feira, 30 de março de 2017

Origens e conflitos das diferentes gerações no contexto profissional

O início das classificações
Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.
A geração Baby Boomer
A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.
Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.
Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humanos e estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.
A Geração X
Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.
No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.
A Geração Y
Nasce então na década de 80 a Geração Y, que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.
Os perfis da Geração X e Y são bastante diferentes quando colocados em comparação os seus comportamentos. Enquanto o X prefere tranquilidade o Y quer movimento; o Y deseja inovar a qualquer custo, já o X prefere a estabilidade e o equilíbrio. Tais contrastes apresentam uma dificuldade para as empresas que possuem colaboradores da Geração X subordinados a Geração Y. A maioria dos mais velhos não aceita com naturalidade um comando imposto por um mais novo, que por sua vez acha morosa demais as decisões dos mais velhos.
Nos dias de hoje e em meio a tanta diferença de valores, para as organizações a preferência se dá pela capacidade de cada profissional e não mais pelo tempo de trabalho. Embora a experiência conte muito na tomada de decisão a competência de cada um em função da demanda por execuções mais rápidas torna-se o fator primordial para a contratação, delegação de funções e promoções dentro de uma empresa.
A Geração Z
Os jovens nascidos em meados dos anos noventa forma o conjunto da Geração Z. Estes ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, mas já são motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa forma antissocial.
A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda não saíram da escola e ainda não decidiram a profissão a ser exercida no futuro a Geração Z também se destaca por sua excentricidade.
Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão sérios problemas no mercado de trabalho, quando serão exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens da Geração Z.
Conclusão
Independente da geração a que o profissional pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Para essa finalidade não existe uma receita absoluta, porém, para se estabelecer, ela exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a capacidade de se trabalhar em equipe. Em qualquer que seja a organização multisetorial, nenhum profissional é dotado de todas as competências necessárias a todos os seus processos, desde o atendimento até a produção. A evolução profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez depende da troca de experiências. Essa troca só é possível de pessoa para pessoa e geralmente a faixa etária não é equivalente.
Todas as gerações têm a ensinar umas às outras e feliz daquele que é capaz de ouvir corretamente e se impor corretamente. Mas o que é ser correto? O comportamento correto é aquele que visa o equilíbrio, sem excessos. Um profissional mais velho, mesmo tendendo naturalmente ao conservadorismo, precisa compreender que o mais novo possui os atributos da inovação, da energia, da motivação e da habilidade em lidar com o novo. Assim as gerações mais antigas dependem dessas características alheias para se renovarem diante de um novo cenário dos negócios. Hoje tudo está conectado e as tarefas a serem executadas pelas pessoas dependem dessa conexão.
Já os mais novos, independente da sua competência e da sua aptidão para o exercício aprimorado de suas funções, precisam atingir o equilíbrio através da sobriedade dos mais velhos. As gerações mais antigas têm a capacidade bem definida de pensar estrategicamente, o que torna suas decisões estatisticamente mais acertadas. Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas ideias os profissionais das gerações anteriores viabilizam a inovação sem os prejuízos que estas podem causar por não terem sido concebidas de maneira estratégica.
Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e inicio de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou serão envolvidos.
Portanto, a empresa do futuro se apresentará como aquela que será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo.
Consultor Web
Graduado em Ciência da Computação
Especialista em Consultoria Web

The start of classifications
Formerly a generation was defined every 25 years, but nowadays, a quarter of a century is no longer expected to establish a new genealogical class. Currently experts point out that a new generation comes every 10 years only. In companies, this implies people of different ages and customs living in the same work environment, exchanging experiences and managing conflicts in shorter and shorter periods.


The Baby Boomer generation
The Baby Boomer Generation emerged shortly after the end of World War II. Today, these people are over 45 years old and are characterized by a permanent and stable job. At work, their values ​​are strongly based on time of service, and they prefer to be recognized by their experience for their capacity for innovation.
The term "Baby Boomer" can be translated freely into Portuguese as "baby boom", a social phenomenon that occurred in the United States at the end of World War II, when soldiers returned to their homes and conceived children at the same time .
Boomers are also identified as inventors of the era of "peace and love" because they had aversion to armed conflict. They preferred music, the arts, and all other forms of culture as instruments for human evolution than wars.
Nowadays those belonging to the Baby Boomer generation, for the most part, hold the positions of management and management in companies. Because they carry out managerial functions, and often at a strategic level, they are directly opposed to the younger generation in terms of their ideals, which leads to a considerable contrast of behavior and values, which is already appreciated with great care in the sectors Human resources and strategic organizations, which in turn try to positively manage conflicts and reverse the differences in performance potentials.

The Generation X
While the Baby Boomer Generation presents itself as contemporary to the birth of technology, Generation X is already making use of the technological resources promoted by its predecessor generation. Born in the mid-1960s and extending into the late 1970s, this generation experienced in Brazil events such as "Diretas Já" and the end of dictatorship.
In the professional environment, Generation X is characterized by certain resistance to everything that is new, besides being insecure in losing the job by younger and more energetic people. These form the successor of Generation X: Generation Y.

The Generation Y
Geração Y was born in the 80's, which in a short time of life has already witnessed the greatest advances in technology and several paradigm breaks in the labor market. Therefore, in such an innovative environment, Generation Y distinguishes itself by presenting characteristics such as capacity to do several things at the same time, such as listening to music, browsing the internet, reading the e-mails, among several others that, in theory, do not disturb Their professional duties. This generation also presents a constant desire for new experiences, which in the work results in wanting a quick ascent, that promotes of positions in relatively short periods and of continuous way.
The Generation X and Y profiles are quite different when compared to their behaviors. While the X prefers tranquility the Y wants movement; The Y wants to innovate at any cost, and X prefers stability and balance. Such contrasts present a difficulty for companies that have Generation X employees subordinated to Generation Y. Most older people do not naturally accept a command imposed by a younger one, which in turn finds the decisions of the older ones too slow.
Nowadays, and in the midst of such a difference of values, for organizations the preference is for the capacity of each professional and no longer for working time. Although experience has a lot in making decisions, each one's competence in relation to the demand for faster executions becomes the prime factor for hiring, delegating functions and promotions within a company.

The Generation Z
Young people born in the mid-nineties form the whole of Generation Z. These are not yet included in the labor market, but are already reason for reflection because of their individualistic and somewhat antisocial behavior.
Generation Z is contemporary with a reality connected to the Internet, where family values, such as sitting at the table and talking to parents, are not as expressive as the virtual contacts established by young people on the Web. Formed by those who have not yet left Of the school and have not yet decided the profession to be exercised in the future the Generation Z also stands out for its eccentricity.

Generation Z youth have a more immediate profile. They want everything for now and have no patience with their elders when they need help with some electronic equipment or some new computing resource. This type of attitude suggests that such young people will have serious problems in the job market, when skills will be required to work as a team. Collective work demands respect and tolerance, virtues in scarcity in the youth of Generation Z.

Conclusion
Regardless of the generation to which the professional belongs, the main objective of a company is to make a profit. For this purpose there is no absolute revenue, but to establish it requires a basic requirement of the employees involved, which is the ability to work as a team. Whatever the multisectoral organization, no professional is endowed with all the necessary skills for all of his processes, from service to production. Individual professional development always depends on learning, which in turn depends on the exchange of experiences. This exchange is only possible from person to person and generally the age group is not equivalent.
All generations have to teach one another and happy of him who is able to hear correctly and to impose himself correctly. But what is it to be correct? The correct behavior is one that aims at balance, without excess. An older professional, even tending naturally to conservatism, needs to understand that the younger has the attributes of innovation, energy, motivation, and the ability to deal with the new. So the older generations depend on these characteristics of others to renew themselves in the face of a new business landscape. Today everything is connected and the tasks to be performed by people depend on this connection.
Already the youngest, regardless of their competence and their aptitude for the improved exercise of their functions, need to strike the balance through the sobriety of the elders. The older generations have the well-defined ability to think strategically, which makes their decisions statistically more accurate. While young people can constantly innovate through their ideas, professionals from previous generations can innovate without the harm they can cause because they are not strategically conceived.
Today, many leaders of the Baby Boomer and X generations are becoming increasingly Y. This is due to the exponential growth in the volume of information that should be consumed daily and instantly. While most executives have had their training and early career in a different era than today, they begin to sketch a new behavioral profile in the face of a new reality: either they get involved or be involved.
Therefore, the company of the future will present itself as the one that will be able to reconcile different generations in the same work environment, extracting what each professional has of better and balancing the individual potentials in function of the collective well-being.

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